Você sabe o que é balanço patrimonial?

Acompanhe o texto e conheça o conceito e as principais características do balanço patrimonial, um documento extremamente importante para qualquer empresa. Para muitos especialistas trata-se da Demonstração Contábil mais importante.

Existem diversos documentos importantes para a gestão de uma empresa. Cada um deles com suas finalidades e benefícios. O balanço patrimonial é um deles. 

O que é balanço patrimonial?

Balanço patrimonial é um relatório contábil que tem como objetivo avaliar a situação patrimonial e financeira de uma empresa em um determinado período de tempo. Ele é considerado o demonstrativo financeiro mais importante para manter a saúde financeira de um negócio em dia. Isso porque esse documento lista todos os bens, recursos, direitos e investimentos pertencentes à empresa, bem como todas as obrigações que ela possui com terceiros.

Para que serve

O balanço patrimonial representa o saldo resumido de todos os registros contábeis para que o empreendedor possa utilizar as suas informações. Dessa forma, ele organiza e classifica as informações em blocos para o empresário. Com isso é possível aproximar as informações contábeis para os gestores da empresa, como também qualquer um que tenha interesse nessas informações.

Com ele é possível:

  • Ter uma posição patrimonial da empresa e conhecer todos os bens, direitos e obrigações em determinado período;
  • Entender as fontes de recursos para os investimentos da empresa;
  • Observar a sua evolução e história para o planejamento e ação futura;
  • Permitir e dar lastro ao pagamento de dividendos aos sócios da empresa;
  • Permitir o planejamento tributário da empresa;
  • Fornecer informações úteis para as partes interessadas.
  • Verificar se a empresa está crescendo ou diminuindo em estrutura patrimonial.

Quando deve ser feito?

O balanço patrimonial costuma ser elaborado a cada 12 meses. No entanto, nada impede que seja feito em menos tempo para ser utilizado em alguns dos objetivos citados acima. De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, ao final de cada exercício social, as empresas devem apresentar uma série de demonstrativos financeiros, que têm como base de elaboração a escrituração contábil do negócio. 

Vale ressaltar que, junto com esse documento, é preciso preparar também o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), um documento contábil de demonstração que detalha a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. Com essa Demonstração você tem a visão clara de onde veio o lucro ou prejuízo da empresa, tendo a possibilidade de tomada de decisão relacionada a melhoras ou aumento de performance.

Em síntese, é muito importante ter um profissional de contabilidade especializado que possa te ajudar a entender sobre esse universo. Entre em contato conosco e confira o que podemos fazer pela sua empresa.

Conteúdos relacionados

Categorias

Deixe uma resposta