Quais são os primeiros passos para abrir uma empresa?

Pensando em abrir sua própria empresa? Confira algumas dicas que vão te ajudar a entender todas as etapas de abertura e toda a documentação necessária para você ter o seu próprio negócio.

Muitas pessoas sonham em empreender e ter o seu próprio negócio. Entretanto, esse processo de abrir a própria empresa não é tão simples quanto parece. Para conseguir fazer tudo com mais facilidade, contar com uma ajuda especializada é fundamental. Confira o passo a passo para a formalização do seu negócio e o registro da sua empresa:

Defina o seu modelo de negócios e o nome da empresa

Os modelos de negócio evoluíram e se apresentam de diferentes formas atualmente. Procure conhecer todos os modelos disponíveis e escolha aquele que melhor se adapte ao seu negócio, atenda seus clientes e permita que você maximize o seu resultado.

Contrate uma empresa de contabilidade de confiança para te auxiliar

Esse é um passo muito importante. O contador responsável irá te explicar como abrir a sua empresa e será o responsável por confeccionar e emitir os documentos exigidos pelos órgãos públicos, além de fornecer as orientações e assessoria necessária para iniciar o seu negócio.

Escolha o tipo de empresa para abrir

Atualmente os portes mais comuns de empresas que você pode escolher são: MEI, ME ou EPP. O MEI é uma primeira categoria, mais simples e com algumas limitações em relação a sócios, faturamento e funcionários. Já na ME e EPP as possibilidades são bem maiores e você pode constituir o seu negócio de acordo com a sua necessidade.

Defina o regime jurídico da empresa

Definido o porte de empresa, é a vez de definir a natureza jurídica do seu negócio. Esse passo consiste em especificar qual é a forma de constituição da empresa: quem são os sócios, a participação de cada um na empresa e o investimento inicial. Essas informações constarão no contrato social. As principais naturezas jurídicas utilizadas para a abertura de empresas são EI – Empresário Individual, EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, SLU – Sociedade Limitada Unipessoal e LTDA – Sociedade Limitada.

Escolha as atividades que irá exercer

A escolha das atividades em sua empresa são essenciais para garantir que você possa executar todos os serviços que planejou inicialmente. Por isso, é importante descrever de forma detalhada todos os seus planos para o contador que irá conduzir seu processo de abertura. Com estas informações, o profissional irá enquadrar suas atividades em códigos, chamados de CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela disponibilizada pelo IBPG, e dar continuidade ao processo.

Saiba qual será o seu regime tributário

Após definir o porte, a forma de constituição e suas atividades, chegou a hora de definir o melhor regime tributário para sua empresa. Nessa etapa, é imprescindível contar com a ajuda de uma contabilidade com experiência para lhe auxiliar e garantir que você não pague mais do que precisa.

Elabore o Contrato Social com a participação dos sócios

O Contrato Social é como se fosse a certidão de nascimento da empresa. Nele irão constar todos os dados básicos do negócio, como quem são os sócios, o endereço da sede, os deveres de cada sócio com o empreendimento, o ramo de atuação, entre outras informações. Toda empresa no Brasil necessita de um contrato social para poder operar e se registrar nos órgãos públicos.

Efetue o registro no órgão competente

O próximo passo é ir até a junta comercial ou ao cartório de registro das pessoas jurídicas para protocolar seu pedido de registro. Após o registro no local, você terá o seu CNPJ.

Por fim, com o requerimento aprovado e o CNPJ, você deve ir à Prefeitura para solicitar o alvará. A documentação varia dependendo da sua localidade e é necessário consultar a Prefeitura da sua cidade nesse passo.

Faça a Inscrição Estadual, se for o caso

De acordo com o tipo de empresa, serviço ou comércio, é necessário realizar a inscrição do estado e município.

Em suma, o processo de abertura de uma empresa é bem trabalhoso. Mas, com a orientação certa, o peso em cima de você fica bem menor. Não se esqueça: se precisar de auxílio, estamos prontos para te atender!

Conteúdos relacionados

Categorias

Deixe uma resposta