Erros que você não pode cometer no planejamento tributário

Quando o assunto é planejamento tributário, existem alguns erros que você não pode cometer de jeito nenhum! Acompanhe o texto e confira quais são.

Como já foi dito por aqui em outros artigos, o planejamento tributário é fundamental para que o seu negócio obtenha sucesso e esteja dentro da lei. Isso porque ele visa a projeção do futuro do negócio, podendo chegar a um período de 5 a 10 anos. É muito importante ter esse planejamento bem definido, pois a legislação é rigorosa, possui uma carga bem elevada de tributos e não pode ser ignorada em hipótese alguma por conta das multas e outras penalidades.

Fazer um planejamento tributário não é simples. Pensando nisso, separamos alguns erros que você não pode cometer de jeito nenhum no planejamento tributário da sua empresa.

Não conhecer a carga tributária

A falta de conhecimento sobre carga tributária e demais informações sobre gestão dos tributos pode prejudicar o negócio. Por isso, o conhecimento básico sobre as questões tributárias é fundamental para o sucesso das atividades.

Não contratar um serviço competente de contabilidade

Um profissional qualificado e habilitado na área contábil estará atento às possibilidades legais de redução da carga tributária e adiamento do pagamento de alguns tributos. Além disso, ele vai alertar os gestores com relação a possíveis erros que podem gerar penalidades e multas para a empresa.

Não contar com dados gerados pela contabilidade e área fiscal da sua empresa

Para que o seu planejamento tributário fique bem feito, é fundamental contar com dados da empresa, sobretudo os que são produzidos pela contabilidade e área fiscal. Essas informações são essenciais para a elaboração de um planejamento consistente e relacionado com a realidade da empresa.

Não utilizar um software de gerenciamento fiscal

Apesar do avanço da tecnologia, ainda existem empresas que executam as atividades do departamento fiscal de modo manual. Essa é uma prática extremamente custosa e trabalhosa. Esse setor é o responsável por lançar as informações fiscais e posteriormente emitir relatórios gerenciais importantes ao planejamento tributário. Dessa forma, economizar nas ferramentas utilizadas nele não é uma forma inteligente de reduzir custos. Além disso, possuir um software de gerenciamento fiscal fará com que você ganhe tempo no momento de gerar relatórios e obter informações importantes para serem utilizadas no planejamento tributário de sua empresa.

Lembre-se: seu patrimônio deve ser tratado com seriedade, e nada melhor do que deixá-lo nas mãos de uma pessoa de confiança. Entre em contato e vamos conversar sobre a sua empresa.

Conteúdos relacionados

Categorias

Deixe uma resposta