Benefícios do planejamento tributário estratégico

Conheça os principais benefícios do planejamento tributário estratégico e coloque-o em prática o quanto antes na empresa do seu cliente.

Todo empreendedor sabe que o sistema tributário do nosso país é complexo e gera diversas dúvidas, sobretudo nos menos experientes. Além disso, a carga de tributos é alta, o que torna o assunto ainda mais delicado, podendo representar a maior despesa de uma empresa. Por isso, muitos precisam contar com a ajuda de um profissional especializado em planejamento estratégico tributário, seja ele um contador, um advogado ou até tendo outra formação, para bolar estratégias e fazer um acompanhamento adequado, visando a redução das despesas com tributos.

Ter um planejamento tributário estratégico bem definido é a melhor opção para que o seu negócio obtenha sucesso e esteja dentro da lei. Isso porque ele visa a projeção do futuro do negócio podendo chegar a um período de 5 a 10 anos. O ideal é que ele seja feito logo no início da trajetória da empresa, mas também pode ser usado para corrigir rotas retroativas ou como estratégia emergencial para lidar com algum problema financeiro.

Benefícios do planejamento tributário estratégico

  • Eliminar por completo o desembolso financeiro com o tributo;

Com um bom planejamento, é possível adotar medidas que impeçam o fato gerador do tributo ou o pagamento desnecessário. É possível reduzir despesas aproveitando regras especiais de incentivos ou benefícios municipais, estaduais e federais.

  • Reduzir o montante a ser recolhido

Outro grande benefício do planejamento tributário estratégico é a redução do montante total a ser recolhido. Para isso, a equipe contábil e tributária analisa as regras de cada tributo pago e estuda medidas para reduzir ao máximo, sempre respeitando a lei.

  • Retardar o pagamento

Existem ações que permitem postergar o pagamento de tributos sem que haja aplicação de multas. Quando feita dentro da lei, essa prática pode ser útil em momentos de baixo capital de giro.

  • Manter a empresa legalizada

Um dos fatores que mais influenciam no sucesso de uma empresa é a legalidade do negócio. Por isso, um grande benefício do planejamento tributário é possibilitar ao mesmo tempo economia e adequação à lei. Com essa estratégia, a empresa não falha em cumprir prazos, corre menos riscos e ainda reduz os seus gastos significativamente. 

Em suma, muito mais do que cumprir obrigações e anotar as despesas em uma planilha, o planejamento demanda analisar e estudar todas as formas existentes de tributação e definir qual é o caminho mais interessante para o negócio do seu cliente. 

Venha aprender comigo como montar um planejamento tributário estratégico de excelência!

Conteúdos relacionados

Categorias

Deixe uma resposta